Visto para a Índia | e-Visa ou Visto normal? Prós e contras de cada um deles

23rd May 2017

visto para a Índia

Todos os portugueses e brasileiros que se desloquem em turismo à Índia necessitam de um passaporte válido por um período de 6 meses, com pelo menos duas páginas em branco. Para além disso, precisam ainda do visto de entrada. O visto para a Índia tem de ser tratado previamente. Há duas opções de vistos: Visto Normal e o e-Visa. Se recorrer a um Visto Normal, tem que o tirar na embaixada. Se tratar do e-Visa, obtém o visto online. Se o visto for tratado na embaixada, quando chegar à Índia é só mostrá-lo no controle de imigração (geralmente estas filas são mais rápidas). Se o visto for tirado online (e-Visa), na realidade o que leva consigo é uma autorização para que o processamento do visto seja feito à chegada. Assim, apesar de ter feito o procedimento todo do Visto para a Índia, incluindo o pagamento online, o visto só é obtido à chegada ao aeroporto. Os dois vistos têm vantagens e inconvenientes e, dependendo da viagem que vai fazer, deve escolher o Visto para a Índia que mais lhe convém.

Durante o processo de pedido do Visto para a Índia (quer do e-Visa, quer do preenchimento do impresso para o Visto Normal), deve fazer o upload de uma fotografia recente e frontal do rosto, com fundo branco, assim como das páginas do passaporte em que estejam a foto e os dados pessoais.

Sendo assim, aqui ficam as vantagens e desvantagens dos Visto Normal e e-Visa. Para mais informações consulte o site oficial do visto da Índia.


VISTO NORMAL


O Visto Normal deve ser obtido na Embaixada da Índia em Lisboa. Primeiro deve preencher o impresso de requisição de visto online (através deste link), com toda a informação e uma fotografia (que deve estar digitalizada e redimensionada). Deve depois imprimir o impresso e levá-lo, juntamente com o passaporte e duas fotografias à embaixada. Deve ainda levar o seu itinerário impresso, assim como cópia dos seus voos. O visto demora geralmente uma a duas semanas e pode recolhe-lo na embaixada (ou recebe-lo pelo correio).  Deve ter em atenção que não pode ir à embaixada no próprio dia em que submeter o impresso online. Deve ir apenas a partir do dia seguinte.

A Embaixada da Índia em Lisboa fica na Rua Pero da Covilha, 16 – Restelo, 1400-297 Lisboa. Note que os pedidos de visto são aceites entre as 09h30 – 12h30 da segunda-feira à sexta-feira, excepto na quarta-feira. Os vistos são entregues das 10h00 às 12h00 da segunda-feira à sexta-feira, excepto na quarta-feira. O escritório de vistos permanece fechado às quartas-feiras. Se tiver dúvidas pode contactar a embaixada por telefone ou email, 21 304 1094 ou visa.lisbon@mea.gov.in.

O pedido do visto inclui uma taxa de 2 euros e encargos postais de 2,5 euros (para devolver o passaporte ao candidato pelo correio).

Vantagens

– Dá para um período de permanência de 6 meses na Índia.

– Pode ser usado durante 1 ou até 5 anos (dependendo do visto).

Desvantagens

– Implica uma deslocação à embaixada de Lisboa.

– Tem que fazer o pedido do visto previamente online e só depois leva os impressos à embaixada indiana em Portugal.

– Custa 95€ (para um ano com entrada simples ou múltipla).

– Custa 190€ (para um período de 1 a 5 anos com entradas múltiplas).

– Demora cerca de uma a duas semanas.

Visto para a Índia


E-VISA


O visto online chama-se e-Visa e pode ser pedido num período não superior a 30 dias antes da viagem e não inferior a 4 dias. O pedido do visto online obedece a um impresso praticamente igual ao do anterior. Deve ter consigo uma fotografia e o passaporte. Depois do pedido do visto ser feito, deve aguardar a confirmação do pedido (que demora geralmente 24 horas) e posteriormente a autorização para obter o visto à chegada. É esta autorização que tem que levar consigo. Pode imprimi-la (pode levar no telemóvel). Deve mostrá-la no voo de embarque para a Índia e depois no controle de imigração à chegada. O pagamento é feito online. Pode ver o preço actual do visto aqui.

O e-Visa é válido em 24 aeroportos ou 3 portos marítimos:

Aeroportos: NovaDéli, Mumbai, Chennai, Kolkatá, Trivandrum, Bangalore, Hyderabad, Cochin, Goa, Ahmedabad, Amritsar, Gaya, Jaipur, Lucknow, Trichy, Varanasi, Calicut, Mangalore, Pune, Nagpur, Coimbatore, Bagdogra, Guwahati, Chandigarh.

Portos Marítimos: Mangalore, Cochin e Marmagao.

Vantagens

– Pode pedir o visto até quatro dias antes de viajar.

– Pedido do visto é online.

– Respondem normalmente num prazo de 48 horas.

– Pedido de visto é rápido e seguro.

– O visto custa 60 USD.

Desvantagens

– Só dá para permanecer no país 30 dias.

– Só permite pedir o visto no máximo 30 dias antes da viagem.

– Não permite extensão do visto.

– O visto é um carimbo obtido no aeroporto de entrada na Índia.

– Este visto só pode ser requerido duas vezes por ano.

Depois de submeter o seu pedido, efectuar o pagamento e receber a confirmação, deve imprimir e levar consigo a Autorização Electrónica de Viagem (ETA), que lhe será enviada por e-mail. Esse papel deve ser entregue às autoridades competentes no aeroporto indiano de chegada. Aí receberá um carimbo no passaporte que funciona como Visto para a Índia.

Este é o site onde faz o pedido do e-Visa.

BOA VIAGEM!

visto para a Índia

Follow Kerala Tourism on
Facebook, Twitter, Instagram
to get the latest updates about blog express