15th March 2016
Os soldados presentes junto do Templo Sree Padmanabhaswamy, em Trivandrum (Thiruvananthapuram), Kerala, no sul da Índia, têm ordens para ficar de olho em quem tire fotografias à socapa. É totalmente proibido tirar fotografias depois da barra de proteção em frente ao templo.
Em 2011, foi descoberto, em esconderijos subterrâneos deste templo Hindu, um tesouro de jóias de ouro e prata, que valerá milhares de milhões de dólares. Diz-se que será o mais valioso de toda a Índia.
O Templo Sree Padmanabhaswamy é dedicado ao deus Vishnu, e foi construído no século XVI pelo rei Travancore. Durante bastantes séculos os seus descendentes controlaram o templo – e pediram para si o tesouro – mas desde que foi descoberto o tesouro foi ordenado que o templo fosse gerido pelo Estado.
O Sree Padmanabhaswamy é um ícone da cidade de Thiruvananthapuram e um dos templos mais antigos da Índia. Diz-se inclusive que toda a cidade foi construída em seu redor, cuja arquitetura tem pormenores que poderão ser analisados ao detalhe, com imagens ligadas à religião e divindades.
Ao caminhar em direção ao templo, vê inúmeras pessoas preparadas para entrarem no templo – só hindus podem entrar – e em redor existem vestiários e lojas de apoio.
Vestiários para quê? Porque existe um dresscode para os hindus que querem entrar no templo:
– as mulheres devem usar sari
– os homens devem levar o Mundu, o pano comprido que fica tipo-saia
– como em todos os templos, os sapatos devem ficar cá fora
– não deve levar objetos de metal para o interior
– se tiver câmaras fotográficas deverá deixá-las na segurança