22nd March 2015
Olá Pessoal,
Carioca Travelando checking in…
Você está acompanhando as aventuras do Carioca Travelando por Kerala, no Sul da Índia? Quem me segue por aqui, pelo Facebook, Instagram e Twitter, viu que eu já tive a oportunidade de ficar bem pertinho dos “elefantes artistas” em Chiang Mai – um outro viajão que foi a Tailândia e em minha recente e relaxante visita ao encantador Sri Lanka. Mas já posso adiantar para vocês que essa experiência em Kerala, no Orfanato de Elefantes foi completamente diferente e surpreendente.
Olha esse mocinho fazendo gracinha comigo 🙂
O orfanato dos Elefantes (Elephant Rehabilitation Centre em Kottur) que visitamos na Índia, é mantido pelo governo do estado de Kerala e atualmente abriga 11 elefantes. A cultura indiana tem um imenso respeito pelos animais em geral. Tanto que grande parte da população não consome carne de boi, ou é totalmente vegetariana. Você já deve ter ouvido falar que as vacas são animais sagrados em certas partes da Índia, certo? Já os elefantes são considerados animais de estimação por muitos, e ter um “bichinho” desses como pet, é sinal de grande status por aqui.
Segundo o nosso guia, para um cidadão indiano possuir um elefante é preciso desembolsar a bagatela de mais ou menos $20K (custo do animal e licenças do governo). Sem contar os custo de alimentação, cuidados veterinários e etc. Ter um elefante de estimação, definitivamente não é para qualquer um, não é mesmo?
Imagina a cena… você chega em casa do trabalho, e esse “lindinho” vem correndo pela sala te recepcionar, cheio de alegria pronto para pular em seus braços. Já pensou ?
Os elefantes que estão nesse orfanato foram resgatados de situações ilegais como circos, ou mesmo foram encontrados em condições de maltratos, machucados ou famintos vagando em meio a floresta. Após chegarem ao orfanato, os nossos amiguinhos passam então a receber todo o cuidado especial de veterinários e uma alimentação apropriada.
Chegamos cedinho ao orfanato e bem na hora do banho – Iuuupíííí! Pensa na delícia que deve ser para um elefante ser escovado assim? Eu não perdi a oportunidade, levantei as barras das calças e cai pra dentro d’água. Para esfregar os elefantes usamos cascas de coco (e eu bobinha, esperando receber uma escova…#sabedenadainocente) – e eles até fechavam os olhinhos de tão relaxados – puro Spa indulgence, tá pensando o que…
Sem dúvidas um momento mágico, e uma interação única com um animal tão poderoso, e ao mesmo tempo tão dócil, que eu nunca vou esquecer. Nunca imaginei que ia dar banho em um elefante na minha vida. E não é que foi divertido?
Uma curiosidade: os elefantes da Índia costumam ter a tromba bem maior que chega a arrastar no chão. Dá pra ver a diferença dos elefantes que encontramos no Sri Lanka e naTailândia.
Uma coisa que reparei e me deixou um pouco apreensiva e triste foi ver alguns bichinhos acorrentados pelas patas. Perguntei o porque disso ao nosso guia, e ele nos disse que se eles ficarem completamente soltos, podem voltar a floresta, ou até mesmo se perder pela cidade – e quem já não viu uma dessas fotos pela internet? Dessa maneira eles provavelmente não sobreviveriam sem o devido cuidado e alimentação adequada. De acordo com o orfanato, são mais ou menos 300kg de comida por dia para cada elefante – esses sim são bons de boca mesmo, viu?