19th March 2014
Localizada na porção sudeste do estado do Kerala a aproximadamente 1600 metros de altitude nas montanhas do Western Ghats, Munnar pode ser considerada a capital do chá no sul da Índia.
Embora não seja tão famosa como as regiões do Darjeling e Assam no norte do país, Munnar conta com uma paisagem bastante peculiar que mais parece uma grande colcha de retalhos verde que parece tomar conta das encostas das montanhas.
A transformação da paisagem da região começou por volta de 1870 quando os britânicos começaram a plantar Camellia sinesis trazida da China. Hoje com quase 30.000 hectares plantados, a região não só produz 1/5 do chá consumido no país, como oferece cenários bucólicos que fazem a alegria de qualquer fotógrafo.
O hotel em que ficamos hospedado foi o Tea County, um dos poucos grandes hotéis no centro e pertence ao KTDC, o departamento de turismo do Kerala. Como os demais hotéis estatais, tem ótima localização mas a manutenção deixa um pouco a desejar. Infelizmente, aparentemente existe uma lei que proíbe que se construam hotéis em meio as plantações, mesmo assim é fácil curtir as paisagens da região pegando um Jeep ou mesmo Tuk-Tuk/ Rickshaw em Munnar.