7th April 2014
Depois de duas semanas rodando pelo Kerala a bordo do Kerala Blog Express, chegamos ao nosso destino final. Com 2.2 milhões de habitantes, Kochi é a maior e mais importante cidade do estado do Kerala. Como parte da programação oficial ficamos na cidade por 2 dias onde tivemos a oportunidade de conhecer algumas de suas atrações.
Visitamos Fort Kochi, a parte mais antiga da cidade onde nos séculos XVI e XVII funcionava parte do comércio de especiarias controlado inicialmente pelos portugueses, depois pelos holandeses até a chegada dos britânicos. O domínio destes colonizadores está fortemente marcado na arquitetura local, mas o melhor lugar para ver a mudança do controle sobre a cidade certamente a e Igreja de São Francisco. Construída originalmente como uma igreja Católica Portuguesa, ela foi convertida em uma igreja protestante pelos holandeses, e posteriormente convertida ao anglicanismo pelos britânicos até voltar a ser uma igreja católica.
Foi nesta igreja que em 1524 Vasco da Gama foi sepultado após sua terceira e derradeira viagem à Índia. Embora seus restos mortais tenham sido exumados e transladados em 1539 para o mosteiro dos Jerônimos em Lisboa, o local é até hoje um dos pontos mais visitados da cidade.
Em Fort Kochi além de apreciar a arquitetura, o mercado e as pessoas. Conhecemos de perto o peculiar sistema de pesca que até pouco tempo pensava-se que fora introduzido pelo explorador chinês Zheng He, mas que recentemente comprovou-se que foi introduzido por imigrantes portugueses/chineses oriundos de Macau.
Em Kochi também tivemos uma demonstração de Culinária com uma Chef Celebridade Local Nimmy’s Paul. Honestamente falando, embora tenha fama, não achei que foi a melhor comida que comi no Kerala não. No entanto é um local interessante para aprender a cozinha local.
Nos 3 dias que fiquei em Kochi antes de retornar para casa, fiquei hospedado no TAJ Malabar. Na minha opinião um dos 5 melhores hotéis da viagem. Como de praxe para encerrar esta série de posts ao Vivo (nem tanto já que este post deveria ter entrado no ar quase 15 dias atrás) algumas fotos tiradas nos meus últimos dias na Índia.