eusouatoa_kerala_kbe_onibus

30 blogueiros de diferentes países do mundo, viajando juntos durante 15 dias a convite do departamento de turismo de Kerala, no sul da Índia. Participei da 4ª temporada do Kerala Blog Express e essa experiência foi incrível!

Os blogs foram eleitos a partir de uma votação (obrigada, leitores!), análise da qualidade e alcance do blog nas redes sociais. Ao final da seleção, fomos 30 blogueiros de 27 países diferentes (mas a blogueira do Quênia infelizmente não pôde comparecer, então fomos 29 blogueiros na viagem). Eu e a Gisele Almeida do blog Viajar Pela Europa fomos as duas brasileiras da viagem e, olha só, ainda que sejamos as duas de Belo Horizonte, com formação em jornalismo e idade parecida, a gente não se conhecia ainda!

Quando recebi o email confirmando minha participação na viagem, além de extremamente feliz pela oportunidade de voltar à Índia (e com tudo pago!), confesso que tive um certo receio de viajar num grupo tão grande. Essa foi a primeira press trip que participei e, putz, estou acostumada a viajar sozinha, né? Mas eu tive muita, muita, muita sorte, porque os blogueiros e equipe indiana que viajaram com a gente foram simplesmente incríveis. Logo nos primeiros dias, já viramos uma família, uns cuidando dos outros, ajudando com receitas pra curar o jetlag, remédios pra dor de cabeça, garganta, estômago, avisos se a comida era bastante picante para quem não dá conta de lidar com pimenta, etc.

Como toda viagem em grupo, criamos nossas piadas internas e estratégias para passar o tempo de espera pelos atrasados, hehe. Essa aqui foi a música que, não sei por qual razão, virou o nosso hit. Ouça enquanto termina de ler o post 🙂

Os blogueiros

Para apresentar todos os blogueiros pra vocês, eu pedi que eles me escrevessem o que eles acham mais sensacional de ver/visitar em seus países (onde moram ou seus países de origem, como preferissem). Aí vai a lista com o que cada um me respondeu:

analu

Analucia Rodríguez – Peru
Analú estava morando em Londres até outro dia, mas se demitiu para um segundo ano dedicado a viajar! Essa jornada está sendo feita com seu namorado Francisco, da Argentina, que também estava no #KeralaBlogExpress <3
Instagram: @viajarparavivir
Twitter: @viajar_vivir
Highlight pessoal de seu país:
As pessoas, a comida, paisagens e diversidade do país.
annika
Annika Ziehen – Alemanha
Annika escreve sobre gastronomia, viagens luxuosas e ama mergulhar (e abraçar camelos, kkkk)
Twitter: @nightelephant
Highlight pessoal de seu país: O nosso time de futebol 🙂 (não sou uma grande fã do meu país, por isso nunca estou lá!)
brent
Brent Lindeque – África do Sul
Brent tem um programa de rádio e site que se chama Good Things Guy, em que ele só fala sobre boas notícias. Legal, né?! Segue ele pra melhorar seu dia quando tudo mais falhar 😉
Highlight pessoal de seu país: A Cidade do Cabo deve ser o lugar mais lindo do mundo. O pano de fundo da cidade, a Table Mountain, é uma das sete maravilhas do mundo… as paisagens de Cape Town são de tirar o fôlego. Recomendo um almoço de frutos do mar frescos no Chapmans Peak, dias de praia no Clifton 4th e um tour de vinhos em Franschoek.
bernard
Bernard Tan – Cingapura
Bernard é muito engraçado! Nos vídeos do canal dele dá pra perceber isso 😉
Highlight pessoal de seu país: Comidas deliciosas e os Gardens By The Bay (aqueles jardins com umas árvores gigantes artificiais muito loucas de Cingapura)
Carla
Carla Mota – Portugal
Carla é professora de geografia, fotógrafa e escritora – ela já viajou para 83 países e contando e escreveu um livro muito legal sobre a Rota da Seda, que ela já percorreu 5 vezes por terra! <3
Highlight pessoal de seu país: Região vinícola do Douro e a Costa Alentejana
Claire
Claire Algarme – Filipinas
Sempre com um sorriso no rosto, a Claire é uma viajante daquelas que não tem tempo ruim
Highlight pessoal de seu país: Com 7.107 ilhas, você vai perceber que as pessoas são muito felizes e amigáveis. E não posso deixar de mencionar as praias maravilhosas!
Claudia
Claudia Rodriguez – Espanha
Clau está viajando sem parar desde junho de 2014 <3 Além do espanhol e inglês, ela também fala português super bem, então deve estar lendo esse post, hahaha. Adoro o instagram stories da Clau, confesso que estou viciada!
Blog: Solo Ida
Highlight pessoal de seu país: Comida (e vinhooooooo), a arquitetura (especialmente no sul da Espanha), as pessoas e nossos patrimônios culturais
Cristina
Cristina Luisa – Estados Unidos
A Cristina não só fala português como já morou em BH!!! Mundo pequeno define <3 Ela viaja sozinha há anos, sem deixar de ser vegana. Confiram o blog dela 🙂
Snapchat: @coatraveladdict
Highlight pessoal de seu país: San Francisco, a costa nordeste pacífico, Nova Iorque, o Grand Canyon, Havaí e a diversidade dos Estados Unidos
Dan
Dan Vineberg – Canadá
Dan é de Vancouver, desses caras super tranquilos que estão sempre observando tudo. O canal dele no youtube tem vídeos ótimos!
Highlight pessoal de seu país: As Montanhas Rochosas
Diana Bancale
Diana Bancale – Itália
Di também escreve sobre mulheres viajando sozinha – e tem uma vida super movimentada, que dá pra acompanhar pelo seu instagram stories 🙂
Snapchat: diana.bancale
Highlight pessoal de seu país: Folclore italiano, pessoas e comida – é o lugar de nascimento da pizza! Além disso, a costa Amalfitana e o arquipélago de Nápoles.
Diana Millos
Diana Millos – Espanha
Sempre com esse sorriso tranquilo no rosto e muito afetuosa com todos <3
Snapchat: dianamiaus
Highlight pessoal de seu país: As pessoas, as festas, o clima, a comida, as praias, arte… e eu 😉
Dipanshu
Dipanshu Goyal – India
Di é nativo do Rajastão, mora em Nova Delhi e escreve em hindi. Ainda que você não vá entender nada que ele escreve, as fotos são ótimas!
Highlight pessoal de seu país: Cultura, história e pessoas
Evan
Evan Kristine Palogan – Filipinas (morando na Finlândia)
Além de blogueira de viagens, Evan é chef de cozinha e muito interessada em artes plásticas. Se eu não conseguiria viver no frio e escuro da Finlândia, não sei como essa filipina de humor ácido consegue, mas ela já está lá há 10 anos (viajando sempre que dá, claro)
Snapchat: prettywildworld
Highlight pessoal do país onde vive: Lapônia – Papai Noel, hotéis de gelo e renas!
evelyn
Evelyn Ang Loo – Malásia
Além de amar viajar e gastronomia, Evelyn é viciada em corrida – ela acabou de disputar uma corrida de 200km (SIM, 200 QUILÔMETROS) em 48h (SIM, 200KM EM 48 HORAS DE CORRIDA) em Cingapura! Ela começou a correr para angariar doações para centros de resgate de animais (e continua com esse objetivo). Coração grande demais! <3
Highlight pessoal de seu país: Comida. Experimente tudo!
Evi
Ewa Mielczarek – Polônia
Evi também já foi guia de turismo e era a pessoa que organizava o grupo, tentando fazer com que a gente ficasse no horário. Companheira da parte da frente do ônibus, pra não enjoar e aproveitar a vista 🙂
Highlight pessoal de seu país: Cracóvia, porque lá tem tudo, de espaços culturais a um pouco da natureza típica polonesa
Frank Coronado
Frank Coronado – México
Frank é de Oaxaca e é claro que ficamos falando sobre as belezas de sua terra natal <3 Além de blogueiro, ele também é fotógrafo e tem um projeto muito interessante chamado You Are Not Here (a foto acima é parte do making off do projeto), olhe no blog dele!
Highlight pessoal de seu país: Comida, cultura, arquitetura, danças e praias
Fran Ortiz
Francisco Ortiz – Argentina
Sempre de bom humor, Fran está partindo para uma viagem sem dia pra acabar com a sua namorada Analú, que também é uma blogueira que participou do Kerala Blog Express (a primeira dessa lista).
Snapchat: viajandoconfran
Highlight pessoal de seu país: A tradição dos churrascos familiares e paisagens maravilhosas.
Giana
Giana Spiteri – Gibraltar
Você sabe onde fica Gibraltar? É uma colônia inglesa na pontinha da Espanha, onde ela quase se encontra com o Marrocos. A Gi é de lá e ama fazer essa pergunta pras pessoas, porque né, nem todo mundo sabe o que é Gibraltar, hehe.
Snapchat: gianaspiteri
Highlight pessoal de seu país: Você pode ver o país todo em um dia (e caminhando)! No norte de Gibraltar tem um trekking muito legal e você pode ver a África do outro lado do mar se o tempo estiver bom.
Gisele
Gisele Almeida – Brasil (morando na Suécia)
Duas brasileiras à solta no Kerala! Ainda que a gente não se conhecesse pessoalmente, temos muito em comum (somos de BH, jornalistas e apaixonadas por viagens, pra começar). O blog da Gi tá cheio de conteúdo legal sobre a Europa – e também outros continentes!
Instagram: @viajarpelaeuropa
Snapchat: gi-vpeuropa
Highlight pessoal do país onde mora: Harmonia entre a natureza e a arquitetura na Suécia.
Indra
Indra Pradya – Indonésia
Indra é a pessoa mais animada de todo o grupo! Canta muito bem, sempre com uma piada na ponta da língua e extremamente amável. Foi muito bom tê-lo na viagem, espero ir à Indonésia visita-lo!
Highlight pessoal de seu país: As ilhas têm muita variedade e diversidade cultural e natural.
Jackson
Jackson Groves – Austrália
Esse tanquiinho não engana: Jackson é apaixonado por aventura, especialmente esportes radicais, e sempre busca jogar com as crianças dos lugares que visita.
Highlight pessoal de seu país: Muitíssimas praias ótimas.
Jub
Jordan Bryant (Jub) – Nova Zelândia
Esse cara ama fazer caretas (daquelas bem assustadoras dos maori) e gatos. Ele ama gatos. O tanto que ele ama gatos virou uma piada interna, rs. Jub é daqueles viajantes de boas que só faz o que tem vontade, nada de check-lists nas trips dele.
Snapchat: jubunator
Highlight pessoal de seu país: Melhor capital da aventura do mundo: Queenstown! E divirta-se com as muitas montanhas.
Jordan
Jordan Simons – Inglaterra
Ele não tem blog, blog, e sim um canal de youtube sempre cheio de conteúdo bacana, vale a pena conferir!
Highlight pessoal de seu país: A zona rural: os campos são maravilhosos!
Kostas
Kostas Fylaktos – Grécia
O Kostas escreve sobre viagens e também sobre corrida – o único problema é que ele escreve em grego… literalmente, rs. Roda o tradutor aí:
Highlight pessoal de seu país: Acho que existem muitos highlights, mas se eu tiver que escolher um, seria a Ilha de Patmos, em Dodecanese (zona leste da Grécia). E também: você PRECISA PROVAR COMIDA GREGA!
KBE_4_170328_IMG_0916_MAR_29
Aquele dia que eu e a Gi puxamos marchinhas de carnaval nas ruas indianas e todo mundo dançou mesmo sem entender o que a gente tava cantando. Foi loko!
Lívia Aguiar – Brasil 
Me segue por aqui 😉
Nastja
Nastja Novak – Slovênia
Empolgada, curiosa e sempre pronta pra beber umas quando desse tempo. O blog da Nastja promove bastante o turismo de seu próprio país!
Highlight pessoal de seu país: As paisagens amplas, cavernas, pessoas, comida e, claro, drinks!
Petruz
Petrus Lungu – Romênia
Um cara mais reservado, confesso que conversamos pouco, hehe.
Highlight pessoal de seu país: A comida local é muito especial, você precisa provar.
Una Minh
Úna-Minh Caomhánach – Irlanda
Úna-Minh foi minha colega de quarto durante a viagem e não poderia ter sido melhor: nos demos muito bem, divertimos bastante e nos jogamos nas maravilhas de Kerala! Ela tem um blog junto com a mãe, geralmente as duas viajam juntas! É bem legal, depois de Kerala (que a Úna-Minh foi sozinha por causa das regras da viagem), elas foram juntas fazer o Caminho de Santiago!
Snapchat: beforemymamdies
Highlight pessoal de seu país: As paisagens são excepcionais, com muito verde e céu azul limpo de qualquer poluição. Ar puro abre os pulmões!
Victoria
Victoria Virlan – Moldova
A Tory tem um blog de turismo de luxo e está sempre nos destinos mais bafo, sem nunca perder a elegância.
Highlight pessoal de seu país: Vinho! temos a maior caverna de vinho da Europa – Cricova – e a maior coleção de vinhos do mundo, a Mileștii Mici!

Reserve sua estadia em Kerala

O estado conta com diversos hoteis 5 estrelas incríveis e também pousadinhas charmosas e hostels baratíssimos. Tem para todos os bolsos na Índia! Reserve pelo link do blog, custa o mesmo pra você e este blog recebe um incentivo para continuar existindo 🙂


Lívia Aguiar viajou a Kerala a convite da Secretaria de Turismo de Kerala e fez parte da blogtrip Kerala Blog Express, season 4. Todas as opiniões aqui expressas refletem minha opinião genuína e experiências durante a viagem.