Comunismo em Querala Kerala

Corria o ano de 1957 e, em Querala, pela primeira vez na História do mundo, o Partido Comunista chegava democraticamente ao poder. Querala é um dos poucos locais do mundo onde o Partido Comunista chegou democraticamente ao poder e aí conseguiu permanecer, sem que nenhum golpe de estado o derrubasse, durante mais de 50 anos.  Só em 2011, os comunistas perderam as eleições para o Partido do Congresso (o partido de Gandhi), mas voltaram ao poder nas últimas eleições. Na Índia, Querala é um exemplo de desenvolvimento humano. É quase uma Índia dentro de outra Índia. É o Comunismo em Querala.

comunismo kerala querala

comunismo kerala querala

Qualquer viajante que chegue a Querala vai reparar nas centenas de bandeiras vermelhas com foice e martelo, espalhadas pela cidade. O vermelho é omnipresente nas ruas, assim como representações deChe Guevara, Lenine, Fidel Castro e Karl Marx, os heróis comunistas.

comunismo querala communism kerala

A cada meia dúzia de quilómetros há uma sede do Partido Comunista Indiano (CPI) ou do DYFI (Comunismo em Querala) e, até nas ruas, há manifestações de apoio ao partido que tanto agrada à população. Distanciado do regime comunista russo, o Comunismo em Querala soube-se recriar e manter a população agradada, especialmente porque não fechou o estado à Economia de Mercado. Mas o que trouxe o Comunismo em Querala que agrada tanto à população?

comunismo querala kerala

1. O IDH (ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO) MAIS ELEVADO DA ÍNDIA

O IDH é um indicador que permite medir o desenvolvimento social de um país ou estado. É calculado com base no PIB (Índice de Renda), Esperança Média de Vida e Índice de Educação. Assim, quanto maior for o rendimento, a esperança média de vida e o nível educacional da população, maior será o Desenvolvimento Humano do lugar. Este indicador permite-nos concluir que, em Querala, a alcance da Educação é maior do que no resto da Índia, assim como o rendimento dos seus habitantes e a Esperança Média de Vida. Hoje a Esperança Média de Vida em Querala é de 74 anos, semelhante a Portugal. O IDH da Índia é 0,46, e o de Querala, é o,79 (num máximo de 1). Para se ter uma ideia, o IDH de Portugal é de 0,83.

comunismo kerala querala

2. ELIMINAÇÃO DA POBREZA

Querala é o único estado indiano que conseguiu eliminar a pobreza extrema, decorrente de um programa criado pelo governo regional e pelo apoio prestado à população. Apesar de haver pessoas pobres, em Querala não há pobreza extrema como nos restantes estados indianos e, é por isso, que é muito mais fácil para os estrangeiros viajarem neste estado.

comunismo kerala querala

3. MAIOR TAXA DE ALFABETIZAÇÃO DA ÍNDIA

Em 2011, o estado de Querala contava com 94% da sua população alfabetizada. Apesar da contribuição dos missionários cristãos ao longo dos séculos (em que a Taxa de Alfabetização atingiu 47% antes da independência), o regime comunista tem apostado fortemente na diminuição das taxas de analfabetismo, tentando levar à totalidade da população a capacidade de ler e escrever. Hoje, Querala tem uma das maiores Taxas de Alfabetização do mundo (superior à dos EUA) e ao nível dos países do Primeiro Mundo. Mais importante ainda, é o facto da Taxa de Escolarização dos Homens e das Mulheres terem valores muito próximos; 96% nos homens e 92% nas mulheres. A aposta na educação acaba por justificar baixos níveis de violência no estado, assim como a reduzida importância do sistema de castas e a existência de igualdade de géneros.

comunismo kerala querala

4. IGUALDADE ENTRE HOMEM E MULHER

Querala é o estado indiano onde a paridade de sexo é maior, sendo o Sex Ratio de 1084. Este valor é muito importante porque o infanticídio feminino é um problema extremamente grave na Índia. Com elevadas taxas de natalidade e regimes de dotes femininos muito enraizados, as famílias mais pobres assassinam as meninas quando estas nascem, tentando assim evitar o pagamento dos dotes no acto do casamento. Um estado com paridade de sexos, indica que o infanticídio feminino foi erradicado.

comunismo kerala querala

5. CUIDADOS DE SAÚDE ACESSÍVEIS À POPULAÇÃO

O Estado de Querala tem apostado no sistema de saúde que chegue a toda a população, com hospitais públicos, maternidades, etc. Esta situação tem permitido elevar a Esperança Média de vida, fazendo de Querala o estado com mais população idosa do país. Aqui, cerca de 11% da população é idosa.

comunismo kerala querala

6. O SISTEMA DE CASTAS PRATICAMENTE DESAPARECEU

Apesar de o sistema de castas estar fortemente enraizado por toda a Índia (ainda que seja proibido desde a independência), em Querala ele é quase imperceptível. A identificação das castas na Índia é possível através do apelido, assim, mesmo sem um sistema de castas formal, toda a gente sabe a que casta as pessoas pertencem. Uma das formas inovadoras de fazer desaparecer as castas tem sido levada a cabo em Querala, onde os jovens casais deixaram de dar apelidos aos filhos. Esta situação, a longo prazo, fará desaparecer o sistema de castas.

comunismo kerala querala

7. UMA DAS TAXAS DE MORTALIDADE INFANTIL MAIS BAIXAS DA ÍNDIA

A taxa de mortalidade infantil na Índia atinge valores extremamente elevados, rondando os 43%0. No entanto, em Querala, esta taxa é de 12%o, números completamente distintos. Esta situação fica-se a a dever a um conjunto de apoios criados pelo governo local, nomeadamente de apoio à gravidez e maternidade, tais como maternidades, hospitais “baby friendly” e que tratam as crianças nas doenças infantis.

comunismo kerala querala

8. MENORES TAXAS DE CONFLITO ENTRE RELIGIÕES

Com 56% de população Hindu, 26% de muçulmanos e 19% de cristãos, e até alguns judeus, Querala orgulha-se de ser um estado onde os níveis de violência são muito baixos e, mais especificamente, a violência religiosa é muito rara. Esta situação está intimamente ligada aos níveis educacionais conseguidos com o Comunismo em Querala, já que a população é fortemente instruída e educada.

comunismo kerala querala

9. UMA CONSCIÊNCIA POLÍTICA ACTIVA

O forte nível educacional de Querala provocou uma forte consciência política na população. Os habitantes de Querala fazem várias manifestações de protesto e de apoio às políticas regionais e nacionais. Fazem greves, exigem direitos e lutam por um estado melhor. Estas lutas já conseguiram fazer de Querala o único estado indiano que tem salário mínimo.

comunismo kerala querala

10. O ÚNICO ESTADO INDIANO COM SALÁRIO MÍNIMO

Querala é o único estado indiano com salário mínimo. Só a sua existência é um pressuposto de extrema importância já que a exploração laboral e o trabalho não remunerado é uma realidade diária e de grande parte das famílias. Apesar de o salário mínimo mensal de Querala rondar às 9 mil rupias, cerca de 125 Euros, esses valores são reais e importantes para uma população que, na Índia, chega a trabalhar 12 horas por dia por menos de 3 euros. A criação de um salário mínimo ficou a dever-se às manifestações dos trabalhadores das plantações de chá.

comunismo querala kerala

Esta realidade política e social é mais uma razão para visitar Querala e descobrir o sul da Índia.